Postagens

Apresentação do Projeto escolhido para a IV Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente

Imagem
Após três etapas preparatórias, a   E. E. Fazenda São Bento , apresentou aos alunos o Projeto de Reciclagem , este foi escolhido democraticamente  pelos educandos da escola.  O Evento contou com participação  de toda a escola, de representantes da comunidade, com exposição  do material confeccionado pela classe estudantil. As alunas Ingrid da 7ª B e Tarlana da 7ª A falaram sobre os pontos principais de seu projeto,além da  importância e do envolvimento de todos, com muita  dedicação em suas ações. "É muito importante orientar  e ver o  comprometimento dos alunos na realização das atividades propostas, fiquei muito satisfeito com o resultado final e a participação de todos os envolvidos: professores, alunos, funcionários e gestores da escola", destaco.

Estudo Sobre Rochas

Imagem
O professor André Altair de Geografia, no desenvolvimento do Volume 2 – Situação de Aprendizagem 1 – As fontes e as formas de Energia: A fonte Energética de Vida. Desenvolveu atividade com os alunos que após um trabalho de sondagem sobre fontes de energia os alunos pesquisaram sobre as rochas que formam o solo, como finalização do trabalho cada aluno trouxe um exemplar de rocha para um estudo mais aprofundado sobre a formação da rocha. Com a intensão de proporcionar a pesquisa com relação às rochas, as mesmas foram identificadas com os nomes de cada aluno, para posteriormente relacionar a sua composição e origem. Vale ressaltar que todo trabalho desenvolvido com os alunos contou com a orientação e auxílio técnico-pedagógico do Professor Coordenador de Oficina Pedagógica Milton Santos, que esteve na escola posteriormente e juntamente com o professor André, percorreram as imediações da escolar, fazendo observações e registros referentes ao relevo do entorno.

E.E Fazenda São Bento Quilombo dos Palmares

Imagem
Os alunos da 6ª série A , construíram maquetes sobre o Quilombo de Palmares a partir do conhecimento adquirido em sala de aula, atividade que ocorreu na Situação de Aprendizagem 1, volume 4 do Caderno do Aluno de História. Assistiram ao filme “Quilombo” de 1984, co-produção franco-brasileira dirigida por Cacá Diegues e pesquisas na internet. O objetivo foi retratar o cotidiano de cada mocambo (aldeia ) dentro do quilombo de Palmares.   Esta atividade trouxe mais aprendizado, segundo os próprios alunos, sobre a importância de Ganga Zumba e Zumbi para a liberdade dos afro-descendentes e seus direitos hoje constituídos na luta por seu espaço na sociedade brasileira.Destaco o engajamento e dedicação de todos os alunos na construção das maquetes, e inicialmente tive a impressão que os mesmos não se envolveriam, mas no decorrer das atividades percebi participação ativa e colaboração entre os próprios grupos na construção das Maquetes.

Comemoração do 7 de setembro de 2008

Imagem
Na Escola Estadual Takako Suzuki a Comemoração do 7 de setembro ocorreu com as turmas nos três períodos de aula (fotos abaixo), com o intuito de resgatar o sentimento patriótico em nossos alunos e também professores. Como registrado, o nosso Supervisor de Ensino Emerson Magro esteve presente na solenidade. No período da Tarde, depois de cantados os dois hinos, a aluna Alessandra, do 1º "B", leu um texto relevante com várias informações sobre a bandeira brasileira. Os discentes da E. E. de Narandiba enalteceram os símbolos nacionais cantando os hinos (Nacional e da Independência) e mantiveram viva nos corações dos brasileiros a história de nossa pátria, pois uma nação que não conhece sua origem não tem identidade própria. (Prof. André Altair - História)