Analise sobre Filme

  • Segundo Marcos Napolitano (2003), existem 3 formas possíveis de assistência de filmes dentro das atividades escolares. Ele pode ser exibido/assistido na sala de aula ou de vídeo em horário escolar, pode ser assistido em casa, por grupos de alunos formados pelo professor e pode ter partes ou sequências selecionadas pelo professor exibidos em sala de aula.
  • Questões 

1 – Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta.

 

2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?

 

3 – Algum elemento do filme não foi compreendido?

 

4 – Do que você mais gostou neste filme? Por quê?

 

5 – Selecione uma seqüência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme?

 

6 – Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?

 

7 – Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?

 

8 – Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?

 

9 – Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?

 

10 – Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais seqüências que parecem menos realistas? Por quê

 

11 – Qual a síntese da história contada pelo filme?

 

12 – Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?



Fonte:https://cinemahistoriaeducacao.com/cinema-e-educacao/sobre-cinema-e-educacao/questoes-que-podem-ser-usados-em-qualquer-filme/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simonia e Indulgência

Como Usar a Bússola